Conexões da atuação docente: formação continuada e o desinvestimento pedagógico na educação física escolar

Autores

Palavras-chave:

Desinvestimento Pedagógico, Formação Continuada, Educação Física Escolar

Resumo

A Educação Física escolar, por meio de seu objeto de estudo denominado Cultura Corporal do movimento apresenta em seu contexto histórico e social problemáticas que influenciam intrinsecamente as relações de ensino e aprendizagem, bem como a visibilidade deste componente curricular nas instituições escolares e nas concepções da sociedade.  As atuações docentes em Educação Física estão subdivididas em três grandes segmentos pedagógicos: desinvestimento pedagógico, prática tradicional e prática inovadora. Todas elas interferem na concepção que estudantes, gestão e professores têm sobre este componente curricular e a significância dele no processo ensino e aprendizagem. O desinvestimento pedagógico vem crescendo significativamente nas escolas, sinônimo do abandono docente, rola bola, largobol, bem como outros nomes pejorativos, essa prática consiste que os estudantes escolham o que vão praticar nas aulas. Essa pesquisa tem como objetivo principal analisar a relação entre formação continuada específica para professores de Educação Física e o desinvestimento pedagógico. Do ponto de vista metodológico ela se classifica como participante e de abordagem qualitativa. Quanto seu público-alvo e amostragem ela pretende convidar aproximadamente 200 professores de Educação Física lotados na rede municipal de ensino de São Paulo para colaborarem com o trabalho, no sentido de responderem um questionário semiestruturado e a quem se interessar, participar posteriormente de uma Roda de Conversa. Para análise dos dados será utilizada a análise de conteúdo para avaliação das respostas e questões que abordam o tema central da pesquisa. Espera-se que o estudo colabore na confecção de um produto educacional baseado nas concepções de quem vivencia a prática docente cotidianamente e tentará cumprir a função de projetar ideias a fim de aperfeiçoar o ensino e a aprendizagem, bem como promover a reflexão sobre a Educação Física escolar que ao longo da sua história vem estabelecendo estratégias para acompanhar os desafios da educação contemporânea.

Downloads

Publicado

2025-10-02