Conexões da atuação docente: formação continuada e o desinvestimento pedagógico na educação física escolar
Palavras-chave:
Desinvestimento Pedagógico, Formação Continuada, Educação Física EscolarResumo
A Educação Física escolar, por meio de seu objeto de estudo denominado Cultura Corporal do movimento apresenta em seu contexto histórico e social problemáticas que influenciam intrinsecamente as relações de ensino e aprendizagem, bem como a visibilidade deste componente curricular nas instituições escolares e nas concepções da sociedade. As atuações docentes em Educação Física estão subdivididas em três grandes segmentos pedagógicos: desinvestimento pedagógico, prática tradicional e prática inovadora. Todas elas interferem na concepção que estudantes, gestão e professores têm sobre este componente curricular e a significância dele no processo ensino e aprendizagem. O desinvestimento pedagógico vem crescendo significativamente nas escolas, sinônimo do abandono docente, rola bola, largobol, bem como outros nomes pejorativos, essa prática consiste que os estudantes escolham o que vão praticar nas aulas. Essa pesquisa tem como objetivo principal analisar a relação entre formação continuada específica para professores de Educação Física e o desinvestimento pedagógico. Do ponto de vista metodológico ela se classifica como participante e de abordagem qualitativa. Quanto seu público-alvo e amostragem ela pretende convidar aproximadamente 200 professores de Educação Física lotados na rede municipal de ensino de São Paulo para colaborarem com o trabalho, no sentido de responderem um questionário semiestruturado e a quem se interessar, participar posteriormente de uma Roda de Conversa. Para análise dos dados será utilizada a análise de conteúdo para avaliação das respostas e questões que abordam o tema central da pesquisa. Espera-se que o estudo colabore na confecção de um produto educacional baseado nas concepções de quem vivencia a prática docente cotidianamente e tentará cumprir a função de projetar ideias a fim de aperfeiçoar o ensino e a aprendizagem, bem como promover a reflexão sobre a Educação Física escolar que ao longo da sua história vem estabelecendo estratégias para acompanhar os desafios da educação contemporânea.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Seminário de Pesquisas do ProEF/UFSCar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.